Previsão do Tempo

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Retorno das aulas presenciais nas universidades federais só deve acontecer no ano de 2021.

Foto: Univasf

O retorno das aulas totalmente presenciais nas universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf) só deve acontecer no próximo ano.
Reitores e ex-reitores das instituições de ensino superior participaram de um debate virtual sobre como as universidades públicas de Pernambuco estão enfrentando a pandemia da Covid-19. O evento on-line foi promovido pela Academia Pernambucana de Ciências (APC).
Para 2020, as universidades devem adotar um modelo de ensino híbrido, uma junção do ensino remoto e o formato presencial. “Vivemos um contexto de imprevisibilidade e não podemos causar nenhum tipo de exclusão”, disse o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, no evento. A universidade deve criar ainda um semestre suplementar – além de 2020.1 e 2020.2 – com dois meses de duração e com quantidade limitada de disciplinas.
A ex-reitora da UFRPE Maria José de Sena enfatizou que o modelo remoto ainda não deve ser adotado pelas instituições públicas de ensino superior do estado. “Devemos lembrar que 50% dos nossos alunos são cotistas e vêm do ensino público. Não vamos nivelar essas decisões pensando na fatia que tem condições. Também precisamos pensar nos nossos docentes. Muitos não têm como dar aulas nesse formato”, afirmou.
O reitor da UPE, Pedro Falcão, destacou que a universidade estadual está oferecendo um curso não-obrigatório para que professores tenham formação em aulas remotas.
Sobre a situação no Sertão, o ex-reitor da Univasf Julianeli Tolentino pontuou que nem todos os estudantes da instituição tem acesso à internet.
PORTARIA: Na última quarta-feira (17), uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União, estendeu a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro. O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia da Covid-19, também flexibiliza estágios e práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto para cursos da área de saúde. (Diário de Pernambuco, via: blogviniciusdesantana.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DIÁRIA

Seguidores

RADIOS NET

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Ache Rádios